Coronavírus provoca queda de 6% no consumo de energia

A informação é de integrante do setor elétrico, repassada a'Os Divergentes

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O consumo nacional de energia elétrica caiu 6% na última semana no País devido à paralisação de muitas indústrias e fechamento do comércio em função das restrições impostas ao combate da propagação do coronavírus em todo o Brasil.

As empresas do setor elétrico deixaram de faturar cerca de 4 mil megawatts de energia mesmo com o aumento do consumo residencial devido à quarentena das pessoas em suas casas.

Estimativa feita por um integrante do setor elétrico a’Os Divergentes é de que, com o aumento do número de indústrias que estão parando suas linhas de produção, o consumo de energia deverá cair para cerca de 9%, o que implica em perdas consideráveis para as empresas públicas e privadas.

O setor elétrico vinha trabalhando este ano com uma expansão de 3,7% antes da crise econômica provocada pelo coronavírus.

Deixe seu comentário
Artigo anteriorNos quintos do Inferno
Próximo artigoFalta autoridade
Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós graduação em jornalismo econômico pela Faculdade de Economia e Administração(FAE) de Curitiba/PR. Repórter especializado em finanças públicas e macroeconomia, com passagens pela Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo e Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Participou da cobertura de formulação e implementação de todos os planos econômicos do país deste o Plano Cruzado, em 1985, ao plano Real, de 1994. Sempre atuou na cobertura diárias das decisões de política econômica dos Ministério do Planejamento, Fazenda e Banco Central. Experiência em grandes coberturas de finanças como das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional(FMI), do Banco Mundial(BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID).