Orlando Brito, o poeta das imagens

Família do fotógrafo lança site com parte do acervo para expor como memorial permanente

https://www.orlandobrito.com/

No próximo dia 11 de setembro, faz seis meses da partida do talentoso fotógrafo Orlando Brito, um dos sócios de Os Divergentes. Para que todos tenham acesso à sua obra e sua memória não se perca no tempo, a família lançou, nesta segunda-feira (22), o site https://www.orlandobrito.com/ . Parte do acervo selecionado ficará exposto como memorial. Algumas fotos serão colocadas à venda.

Inicialmente o arquivo de imagens foi dividido em três temas: política, índios e ensaios. A intenção é de que no futuro outros temas possam ser incluídos ao site, tanto como exposição quanto para venda. As fotos revelam a importância de Orlando Brito na história do fotojornalismo brasileiro, onde atuou duramente mais de 50 anos. Nesse período, registrou os grandes fatos políticos do país. Fotografou todos os presidentes da república dos últimos 50 anos, os movimentos como Diretas Já, a morte de Tancredo Neves, os processos de impeachment dos ex-presidente Collor e Dilma e o que mais aconteceu diante dos seus olhos, até fevereiro deste ano.

Maestro Tom Jobim

Além do mundo político, uma longa lista de celebridades da vida artística, cultural, religiosa e esportiva passou pelas lentes de Orlando Brito. São nomes como a cantora Nina Simone, o maestro Tom Jobim, o rei Pelé, o contrabaixista  americano Ron Carter, a escritora Raquel de Queiroz, o papa João Paulo II, a ousada Leila Diniz e muitos outros. Algumas dessas personalidades estão no livro Senhoras e Senhores.

Ao longo da sua trajetória profissional, Brito também publicou seis livros, alguns à venda no site: O Perfil do Poder (1981); Senhoras e Senhores (1992); Brasil: de Castello a Fernandos (1996); Poder, Glória e Solidão (2002); Iluminada Capital (2003) e Corpo e Alma (2006).

Aldeia Yawalapiti, 27

Antes de morrer ele deixou mais duas belas obras prontas para publicação. O primeiro é “Do Marechal ao Capitão”, no qual são retratados os últimos 11 presidentes da República – desde 1964 até 2022. É uma verdadeira aula da história recente do país. Brito não era apenas um repórter fotográfico, mas um observador privilegiado da vida política do país.

O segundo livro é intitulado “Futebol do Brasil – Sonho e Realidade”, onde, com toda sua sensibilidade, mostra os contrastes do mundo deste esporte tão popular em nosso país.

Para adquirir uma das obras de arte deixadas pelo fotografo basta entrar no site e escolher entre as que estão disponíveis para venda. O pagamento pode ser feito pelo Mercado Pago, via cartão de crédito, ou por Pix, enviando um e-mail ao contato.

Segundo Carolina Brito, filha única do fotógrafo, semanalmente uma foto será escolhida para ser oferecida por um valor diferenciado, algumas dentro do acervo não disponível para venda.

A página possui duas versões: a mobile, mais simples apenas para visualização rápida, e a do computador, mais completa contendo matérias jornalísticas relacionadas ao Brito e sua trajetória, podcasts, fotos, prêmios, entre outras curiosidades. Futuramente a família pretende acrescentar as principais capas produzidas pelo fotografo, só na revista veja foram mais de uma centena.

Vale a pena conferir cada imagem. Brito era o poeta das imagens, suas fotos são pura beleza!

Abaixo, uma amostra do acervo.

Imprensa censurada
Collor e as Crianças

Sarney Raízes
Soldados
Tancredo Neves
Ulysses Guimarães
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Dilma Roussef
O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro chegam ao Palácio do Planalto para cerimônia de transmissão da Faixa Presidencial
Lula e dona Marisa descem do parlatório do Pal Planalto, após sua posse
O trio Pif-Paf
Terra Mater
Tapi Uka Uka
Aldeia Yawalapiti, 28
Aldeia Yawalapiti, 64
Lula do Uka-Uka. Aldeias Yawalapiti, 31
Dercy Gonçalves
Oscar Niemeyer
Sarah Kubitschek
Concerto na madrugada, Arthur moreira Lima

Fim de Turno
João Botão

Organdí
Ron Carter
A Morte
João Paulo II
Portelense
Deixe seu comentário