Além do Grito, de José Severo, aborda 10 anos de luta pela independência

Conhecedor dos fatos brasilianos e analista da nossa história, o divergente José Antônio Severo trabalhou na pesquisa e elaboração de "Além do Grito", sobre os 200 anos da independência do Brasil, até o último momento, quando adentrou o hospital onde fez a derradeira revisão da obra póstuma

A Editora Já lança neste sábado, 24, A Independência Além do Grito, obra póstuma do jornalista e escritor José Antônio Severo. O lançamento será em Porto Alegre (RS), às 15h30, no Museu da Comunicação Hypólito da Costa. Severo foi assíduo colaborador d’Os Divergentes, onde publicou mais de 300 artigos.

O livro resulta de uma pesquisa histórica que o autor realizou para subsidiar a série Independências, de 16 capítulos, que a TV Cultura de São Paulo começou a exibir neste 7 de setembro, nos 200 anos da independência do Brasil.

No livro, de 240 páginas, Severo faz um recorte dos dez anos que vão do Congresso de Viena, em 1815, ao reconhecimento da Independência do Brasil por parte de Portugal, em 1825. Nesse período, segundo sua abordagem, o Brasil conquistou e consolidou sua condição de Nação Soberana.

Em Viena, as maiores potências do mundo reconhecem sua autonomia como parte do Reino Unido, com Portugal e Algarves. Em Lisboa, com o reconhecimento formal da Independência, se dissipam as tentativas de recolonização em definitivo.

O livro mostra que nem só de diplomacia e tramas palacianas se fez a Independência. Houve também lutas sangrentas em vários pontos do país, com grande participação popular e feitos heroicos.

A Independência Além do Grito é o último livro de Severo, falecido em setembro de 2021, aos 79 anos. Nele, o autor deu continuidade ao seu trabalho de mais de três décadas sobre temas históricos. Trabalho que rendeu três obras referenciais – Senhores da Guerra, Cinzas do Sul e Rios de Sangue – e agora esse Além do Grito, em que traça um painel dos eventos que culminaram com a Independência do Brasil.

A obra fecha um longo circuito que Severo percorreu para chegar a um ponto central da história do Brasil: a Independência, o conflituoso e ainda pouco conhecido processo que deu à luz a Nação brasileira. Trabalhou nele até o fim. Sua última revisão fez já no hospital, onde faleceu no dia 24 de setembro de 2021.

O livro já está à venda na Amazon e no site da Editora Já.

Deixe seu comentário