Se tem alguém que consegue tirar Bolsonaro do prumo durante os debates, essa pessoa é a senadora Soraya Thronicke. Candidata à presidência da República pelo União Brasil – nascido da fusão entre o PSL (partido pelo qual o capitão foi eleito em 2018) e o DEM -, ela foi eleita há quatro anos na onda bolsonarista. Hoje é uma das maiores críticas do presidente.
Por conhecer bem como funciona a cabeça de Bolsonaro e seus seguidores, ela sabe como atingi-lo em cheio. Ao usar a expressão “sua vara curta” durante o debate do SBT, sábado, a senadora mexeu com o que há de mais sagrado para um machão bolsonarista. O apelido pegou.
A tchutchuca do Centrão até ficou em segundo plano. Em uma enquete promovida pelo jornalista Guga Noblat no Twitter sobre qual deve ser o apelido oficial de Jair Bolsonaro, 43% dos internautas elegeram “Vara Curta”, deixando “Tchutchuca do Centrão” em segundo lugar com 40% dos votos.
Claro que Soraya virou alvo dos robôs do Carluxo, que encheram as redes sociais de xingamentos contra a ex-aliada. O problema é que isso não muda o tamanho da varinha…