Por Maria Luiza Abbott e Marcelo Stoppa
O debate na RedeTV!, a liminar do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a candidatura do ex-presidente Lula e iniciativas do Twitter para conter uso de ações coordenadas e distorções na rede foram os eventos de maior influência no ecossistema das eleições no período entre 10 e 17 de agosto. Na primeira semana depois da inscrição das candidaturas na Justiça Eleitoral, as métricas da pesquisa da AJA Solutions indicam que a chapa Lula-Fernando Haddad conquistou a maior fatia de relevância e visibilidade (R&V), chegando a mais de 33% do total.
Em 2º lugar no ranking da AJA, a chapa Jair Bolsonaro-General Mourão, que perdeu R&V depois do debate na TV, em que o embate do deputado com Marina Silva teve elevada relevância no Twitter. A posição dela e as respostas a ele foram o principal impulsionador da relevância dela no Twitter na semana. Além de menor eficiência no debate em relação à semana anterior, Bolsonaro, diferentemente dos demais, não tem a contribuição do vice na campanha nas redes – o general não tem conta no Twitter.
A surpresa da semana foi a chapa João Amoêdo-Christian Lohbauer (Novo), que ficou em 3º lugar no ranking de R&V no Twitter, consolidando ganhos das semanas anteriores. A mensagem de Amoêdo vem ganhando ressonância nas redes desde o fim de julho e ele vem consistentemente ficando acima do patamar de relevância – a partir do qual a mensagem do candidato tem ressonância e potencial para persuadir potenciais eleitores no ecossistema das eleições no Twitter. A mensagem de Amoêdo vem atraindo diferentes perfis, e já é possível notar, pela análise métrica e qualitativa, a presença de seguidores de Bolsonaro entre os usuários que vêm se engajando com o candidato do Novo. Lohbauer, o vice de Amoêdo, tem pequena contribuição para a visibilidade dos dois na rede.
As métricas apontam que a chapa do PT foi impulsionada pelo anúncio de que o Conselho da ONU disse que o Estado brasileiro deve garantir ao ex-presidente o exercício de todos os direitos políticos mesmo que na prisão. Os tuítes do próprio perfil de Lula sobre a liminar do Conselho da ONU contribuíram para aumentar a fatia de R&V da chapa, que recebeu o reforço dos tuítes de Haddad, Manuela D´Ávila (PC do B) e Guilherme Boulos (PSOL) – todos com alta ressonância na rede.
Num cenário em que Lula é retirado da lista de candidatos analisados no ecossistema das eleições no Twitter, a chapa Bolsonaro-Mourão passa a liderar o ranking da semana. Em 2º lugar, a chapa Haddad-Manuela, que cresce especialmente pela alta eficiência e pelos bons resultados da comunicação dela no Twitter. A posição das demais chapas pouco varia com a ausência do ex-presidente entre os perfis analisados na semana
Correções
Com seu modelo de negócio sob pressão no mundo inteiro devido a tentativas de distorção do fluxo de comunicação, o Twitter avisou, em 14 de agosto, que estava suspendendo contas de “comportamento abusivo” em todo mundo. Comunicou que essas contas não seriam mais autorizadas a usar o Twitter e que o trabalho vai continuar nas próximas semanas.
O perfil de Bolsonaro voltou a reclamar da ação do Twitter, o que já tinha feito na semana passada, quando insinuou que havia algum tipo de censura por parte da companhia. Desta vez, buscou chamar a atenção de seus seguidores para que promovessem nova hashtag: “O twitter já derrubou 3 de nossas hashtags quando estavam nos trending topics: #VotoBolsonaro17 #BolsonaroPresidente17 e #BolsonaronaRedeTV ! Vamos agora com nosso nome: #JairMessiasBolsonaro”, avisou durante o debate. O seu tuíte teve 17 mil curtidas, 5,5 mil retuites e 1,4 mil comentários
A versão interativa dos mapas de relevância e visibilidade e de influência e afinidade dos pré-candidatos revelam os erros, acertos e os caminhos que podem ser feitos para ganhar relevância na rede. Para continuar a leitura, clique aqui.
Mapeamento da rede
Colhemos 1.440.004 interações entre 649.836 usuários no ecossistema das eleições no Twitter para investigar a campanha eleitoral dos principais candidatos a presidente do Brasil.
No gráfico cada ponto na imagem abaixo representa um usuário ou mensagens que ele emitiu. Já o diâmetro de cada ponto indica a visibilidade e relevância daquele ponto no assunto estudado. Cada linha representa uma ligação entre usuários, hashtags, links, imagens e vídeos. O agrupamento se dá por afinidade, que é calculada pelo nosso algoritmo proprietário.
Esta visualização de dados possui uma versão interativa, disponível para todos os navegadores e sistemas operacionais e que permite explorar a nuvem de usuários, com todos os dados que coletamos. O acesso é gratuito para assinantes da nossa newsletter semanal. Entre em contato conosco.