1989 – Lula em sua primeira campanha para presidente

Lula em carreata durante sua primeira campanha para o Planalto. Foto Orlando Brito

Ao encontrar em meus arquivos essa foto — que fiz em 8 de de agosto de 1989 — me pus a olhar para a trajetória de Luís Inácio da Silva. Nesse dia, Lula participava de uma das primeiras carreatas de sua campanha, na cidade-satélite de Satélite em Brasília, acompanhado de seu companheiros de PT, Luiz Gushiken e Chico Vigilante.

Era a primeira tentativa para chegar à Presidência da República. Depois, se elegeu duas vezes, contra Serra e Alckmin, e subiu a rampa do Planalto. Mas, quanta coisa mudou em sua vida de lá para cá…

Fotógrafo que cobre o poder há décadas, tive a primazia de acompanhar, ver de perto, retratar os caminhos de Lula nas mais variadas facetas de sua carreira na política. Desde quando desembarcou pela primeira vez em Brasília, assustado com a profusão de nomes importantes a desfilar nos salões do Congresso, nos idos dos anos 1970. Depois, parlamentar, na tribuna da Câmara, como parlamentar da Constiuinte. Também nos protestos contra os militares, bradando a favor do impeachment de Collor, subindo a rampa do Planalto como presidente do Brasil, e viajando pelo mundo.

Interessante a trajetória de vida de Lula, que daqui pouco mais de um mês, em 27 de outubro, completará 73 anos. O sétimo dos oito filhos de um casal de humildes lavradores no interior de Pernambuco teve, ainda na infância, de seguir com a mãe num caminhão pau-de-arara para São Paulo. Na cidade grande, morou em casa precária e conseguiu ser alfabetizado. Ainda rapazote foi trabalhar como metalúrgico. Ingressou no sindicado da categoria e acabou presidente da entidade. Fundou o PT, Partido dos Trabalhadores. Liderou várias greves durante o regime militar que comandou o Brasil.

Luís Inácio da Silva entrou para a política. Virou Luís Inácio Lula da Silva. Elegeu-se, em 1987, deputado federal para atuar na Constituinte. Ficou famoso. Em 1989 resolveu lançar-se candidato a presidente da República. Foi para o segundo turno contra Fernando Collor de Mello, mas não venceu. Depois, candidatou-se novamente à Presidência, contra Fernando Henrique Cardoso. Também não venceu. Chegou, enfim, ao Palácio do Palácio do Planalto para cumprir dois mandatos. Tornou-se o trigésimo quinto presidente do Brasil. Bateu recorde de popularidade, segundo pesquisas.

Lula governou o país durante oito anos. Em seu primeiro mandato, viu acontecer o chamado Escândalo do Mensalão, que anos depois culminou com a prisão de vários de seus companheiros, entre eles, José Dirceu e Antônio Palocci, que foram ministros em seu governo. Dono de grande carisma junto ao eleitorado, emprestou seu prestígio popular para eleger e reeleger Dilma Rousseff para o Planalto.

O segundo mandato da Senhora Rousseff, como todos vimos, foi turbulento e resultou breve. Dilma sofreu processo de impeachment em agosto de 2016. Nos últimos tempos, Lula virou alvo de várias acusações, investigações. Há pouco mais de cem dias, réu na Operação Lava-Jato, está preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Agora, 29 anos depois, quando seu vice era o senador gaúcho José Paulo Bisol, é novamente candidato à Presidência. Seu companheiro de chapa desta vez é o paulista Fernando Haddad. Porém, sua candidatura resta na Justiça à espera de decisão final, em meio a um emaranhado de discussões.

Que futuro reserva o destino para a vida desse marcante personagem da história do Brasil?

 

Deixe seu comentário