O curioso comentário do casal de turistas sobre essa foto

Interessante ouvir de pessoas que não moram em sua cidade comentários de detalhes sobre ela que você nunca havia percebido…

 

Eu precisava fazer uma foto panorâmica da Esplanada dos Ministérios e subi ao mirante da Torre de Tevê, no centro da Capital, porque sabia que de lá poderia obter a imagem que eu buscava: mostrar no mesmo espaço a obra do urbanista Lúcio Costa, os edifícios modernos de Oscar Niemeyer e os jardins de Roberto Burle Marx.

Tirei esse retrato aí da vasta praça com inúmeros automóveis estacionados ao longo das vias entrecortadas pelo gramado, caprichosamente enfileirados.  E impressionantemente sem nenhum pedestre. Realmente curioso: não há um ser humano, sequer um, na cena. Desde o Congresso até a Rodoviária, em geral lugares que deveriam estar repletos de transeuntes.

Antes de tomar o elevador de volta ao térreo, ouvi o seguinte diálogo de um casal de visitantes pernambucanos que estava em Brasília aproveitando a folga do feriadão. O marido e a esposa, encantados com a beleza da cidade conversavam entre si. Observaram o detalhe que eu, pioneiro da Capital, morador antigo, nunca tinha dado atenção:

Ele: – Espaço bem que tem. O povo daqui é que parece não gostar de caminhar.

Ela: – Só de dirigir!

É. Pura verdade…

Deixe seu comentário