Wiliam Shakespeare (WS) visita Bolsonaro (JB) em Brasília

O bardo inglês teria algum conselho a dar ao hodierno mandatário? Se os tivesse, seriam ouvidos?

(JB) – Oi, seu Wiliam, seja bem-vindo aqui no Alvorada. Eu tava mesmo precisando de uns conselhos de alguém inteligente, mas que não queira meu lugar, talkey? Me sinto muito só.

(WS) – Se você se sente só, é porque ergueu muros em vez de pontes.” E “o ouvido humano é surdo aos conselhos e agudo aos elogios”.

(JB) – Eu tenho raiva dessa turma do congresso, do STF, desses intelectuais e desses jornalistas. Eu gosto mesmo é quando o pessoal vem aqui puxar meu saco…

(WS) – Saiba que “a raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram” e “aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel”. Além disso “as coisas mais mesquinhas só enchem de orgulho os indivíduos baixos”.

(JB) – Esses conservadores e liberais, só porque votaram em mim acham que eu devo alguma coisa a eles.

(WS) – “Não sujes a fonte onde aplacaste tua sede”.

(JB) – Isso é uma heresia!

(WS) – “Herege não é aquele que arde na fogueira e sim aquele que a acende” e “cuidado para com a fogueira que acendes contra teu inimigo; ela poderá chamuscar a ti mesmo”.

(JB) Pois é. E agora querem me tirar a reeleição e até mesmo esse mandato.

(WS) “Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu”.

(JB) E eles ficam me lembrando o que não fiz em 26 anos no Congresso. Foi lá que aprendi a ser político.

(WS) Atiramos o passado ao abismo, mas não nos inclinamos para ver se está bem morto. “Maturidade tem mais a ver com o tipo de experiência que você teve na vida, do que com quantas velas você apagou”.

O ex-juiz Sergio Moro e o ministro da Economia, Paulo Guedes

(JB) Esse pessoal achava que eu ia ser controlado pelos generais, pelo Moro e pelo Guedes. Querem que eu fique calado, mas eu falo porque quem manda sou eu mesmo!

.(WS) “Em nossas loucas tentativas, renunciamos ao que somos pelo que esperamos ser”, mas com certeza “é melhor ser rei de teu silêncio do que escravo de tuas palavras”.

(JB) E ainda tem essa perseguição aos meus filhos. Eles me ajudam muito.

(WS) “Pai prudente é o que conhece a seu filho” e “quando o filho aprende com o pai, ambos dão risada. Quando o pai aprende com o filho, ambos choram”.

(JB) Eu quero um time obediente, aqui o mito sou eu. Se alguém quiser aparecer eu dispenso! Montei uma equipe ótima!

(WS) “A sabedoria e a ignorância se transmitem como doenças; daí a necessidade de se saber escolher as companhias”, “eu aprendi que para se crescer como pessoa é preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu”.

(JB) Você tá falando de quem? Desses que já saíram? Mandetta, Moro, Santos Cruz? Não aguento nem olhar pra cara deles, talkey? Ninguém ali sabe mais do que eu!

(WS) “Há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas” e “o bobo se acha sábio, mas o sábio se acha bobo”.

(JB) Ora, esse problema da cloroquina não é uma invenção minha. Fiquei curado! Funciona. Já as vacinas…! Será que os Céus não estão vendo isso?

(WS) Saiba que “o egoísmo unifica os insignificantes” e que “essa é a maravilhosa tolice do mundo: quando as coisas não nos correm bem — muitas vezes por culpa de nossos próprios excessos — pomos a culpa de nossos desastres no sol, na lua e nas estrelas”.

(JB) E ainda tem esses comunistas aliados com a imprensa, com a China e com o Macron, querendo me derrubar e ficar com nossas riquezas. Tenho medo do que eles são capazes.

(WS) – “O horror visível tem menos poder sobre a alma do que o horror imaginado”. “De todas as paixões baixas, o medo é a mais amaldiçoada”.

(JB) Posso ter cometido alguns erros. Se cometi algum, peço perdão.

(WS) Sei que “nada encoraja tanto ao pecador como o perdão”. “O sábio não se senta para lamentar-se, mas se põe alegremente em sua tarefa de consertar o dano feito”.

Bolsonaro seguido por 12 mil fãs no seu passeio de motocicleta em São Paulo – Fotos: Divulgação/PR

(JB) Mas eu vejo que o pessoal me apoia. Vejo na farmácia, no bar, nas cidades satélites, na Paulista, nas motociatas! “O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!”

(WS) É praga destes tempos que os cegos sejam guiados pelos loucos.

(JB) Bom, acho que você não ajudou muito, não entendi nada do que você falou, mas eu repito: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!

(WS) “As vezes a simplicidade e o silêncio dizem mais que a eloquência planejada” e, além disso, “o diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém”.

(JB) Ô Wiliam? Tô achando que você é petista!

(WS) Longe disso! Eu visitei Lula na prisão em 2018. Dei até alguns conselhos parecidos. Você pode ler aqui 

* Paulo Milet. Formado em Matemática pela UnB e pós-graduado em Administração Pública pela FGV-RJ. Consultor e empresário nas áreas de Tecnologia, Gestão e EaD

Deixe seu comentário