Conseagri realiza reunião no Palácio do Buriti

*AGÊNCIA BRASÍLIA

Na reunião também foi escolhido o secretário executivo, que ficou a cargo do secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Dilson Resende. O presidente eleito foi o secretário de Agricultura da Paraíba, Efrain Morais. Na vice-presidência foram eleitos cinco representantes.

Na região Norte, César Halum, secretário do Tocantins; na região Nordeste, Lucas Teixeira Costa, secretário da Bahia; na região Centro-Oeste, Antônio Carlos Lima, secretário de Goiás; na região Sudeste, Gustavo Junqueira, secretário de São Paulo, e na região Sul o representante será Ricardo Gouveia, secretário de Agricultura de Santa Catarina.

Os secretários também elegeram quatro temas, que serão levados para reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e que na visão deles são os mais importantes no momento para serem tratados. Inicialmente serão a defesa agropecuária, regularização fundiária, o crédito aos produtores e assistência técnica e extensão rural.

O secretário executivo do Conseagri e secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, entende que esse é um fórum importante e que reúne as pessoas responsáveis pelas políticas públicas voltadas ao produtor rural e moradores do campo. “O Conseagri quer ser protagonista na elaboração dessas políticas, levando ao Ministério o subsídio e as pautas que realmente são necessárias nos estados. Com a ministra nos dando esse espaço, o Conselho começa a fazer parte importante na elaboração das políticas voltadas ao campo em todo o Brasil”, ressaltou.

“Precisamos de recursos para a defesa agropecuária a fim de garantir produtos de qualidade se quisermos continuar sendo um grande exportador, além da assistência técnica que precisa ser olhada com mais seriedade e também ter mais investimentos”, destacou a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.

Segundo o presidente eleito, o secretário de Agricultura da Paraíba, Efrain Morais, a retomada das reuniões do Conseagri é importante porque é um fórum de debate que necessita ser ouvido e participar das decisões da Agricultura do nosso país. “Nós já sentimos uma abertura da nossa Ministra Tereza Cristina, que quer a nossa participação. A nossa contribuição à ministra será da maior importância e assim teremos resultados importantes para a Agricultura do país”, afirmou.

Com informações da Secretaria da Agricultura

Deixe seu comentário