Sessão Solene da Câmara homenageia Dia Mundial do Tai Chi & Qigong

Dia diferente no plenário da Câmara dos Deputados.

O Dia Mundial do Tai Chi & amp; amp; Qigong é celebrado no último sábado de abril, às 10h. Para comemorar a data, a deputada Érika Kokay promoveu Sessão Solene, no plenário da Câmara Federal, em Brasília, na tarde, desta sexta-feira (27/04), com transmissão pela TV Câmara. A arte marcial chinesa levou diversos benefícios para a saúde a centenas de pessoas em todo o Brasil, nas últimas décadas. Por meio de meditação, exercícios aliados à respiração e movimentos leves, que promovem a tranquilidade.

O Mestre Woo, de 87 anos, é um dos principais incentivadores da prática no Distrito Federal. Desde 1974, o chinês de Taiwan ensina a arte marcial, na EQN 104/105, na Asa Norte. Junto com os chamados discípulos, criou a Praça da Harmonia Universal, que funciona como um templo da paz para moradores e praticantes do Taichi. Reconhecido pela generosidade, solidariedade e sabedoria em viver, o mestre recebeu o carinho dos presentes e fez discurso de agradecimento, finalizando com as palavras pronunciadas ao final da aula de Taichi todos os dias na Praça. São elas: Fraternidade, Saúde e Paz.

Instrutores e amantes da prática da coreografia marcial, além da própria Érika Kokay, o conselheiro cultural da Embaixada da China, Zheng Kejun, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, amigos, familiares e mestres ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelo chinês erradicado em Brasília. Antônio Roberto Prates, psicanalista, de 70 anos, com muita saúde graças ao Taichi, é um dos mestres, que dão aulas uma vez por semana na quadra. Há dez anos praticando a arte marcial, o mestre, que aprendeu parte do que sabe com o Woo, afirma que, atualmente, dorme e respira melhor, anda de bicicleta diariamente e vai a academia.  “O Taichi é muito benéfico, permite um desenvolvimento das suas potencialidades físicas de equilibrar, respirar e ficar mais desperto para os inúmeros estímulos. Mais atento”, diz. Sobre legado do Mestre Woo, Antônio ressaltou que irá contribuir enquanto puder. “Quero continuar com o trabalho. Quem sustenta as aulas somos nós os discípulos dele”, conta.

A Sessão também teve a apresentação do grupo de violinistas Ateliê do Som Esther Chung e a prática do Taichi & amp; Qigong.

Programação

28/04 – sábado: das 07h30 às 11h30, prática do Taichi.
Praça da Harmonia Universal
EQN 104/105 – Asa Norte
Brasília-DF
Entrada franca
Informações
(61) 99625-7135, 99221-1898

Deixe seu comentário