Da série “Cena brasileira” – Cotidiano popular

Rodovia que corta a Chapada do Araripe, na divisa de Ceará, Pernambuco e Piauí: na pequena carroça, a mudança de uma família da região. Seu Francisco, a mulher, três filhos, uma cadelinha, uma tevê, um espelho quebrado, um carrinho de mão e algumas panelas.

O compositor Adoniram Barbosa, falecido em 1982, era um dos reis da crônica popular musical do Brasil. Quem não se lembra do “Trem das Onze”, de “Saudosa Maloca” ou de “Iracema” e tantas outras melodias que exprimem com dureza e maestria a realidade das pessoas simples? Suas músicas narram o drama sentimental e cruel de uma situação. São “fotografias” de um acontecimento, de um personagem.

Na letra da canção “Despejo na Favela”, Adoniram conta a terrível hora de um pobre operário deixar o barraco em que mora, “cumprindo ordem superior”. Resignado, o pacato cidadão diz ao Oficial de Justiça que sua mudança “é tão pequena que cabe no bolso de trás”. Sintetiza sua pobreza numa mistura de franqueza e pureza.

Sempre que posso, viajo para o interior desse paraíso de imagens que é o Brasil. Vou em busca de fotos diferentes do meu dia-a-dia na cobertura do poder em Brasília. Dessa vez eu estava longe dos gabinetes envidraçados e salões entapetados. Estava no coração do Nordeste. Foi quando me deparei com essa comovente situação. Não tive dúvida, no mesmo momento parei o automóvel para retratar seu Francisco, a mulher e os três filhos pequenos. A mudança de toda a família era tão pequena que cabia numa pequena carroça. Achei parecida com a canção do brilhante Adoniram.

Orlando Britocotidiano-popular-orlandobrito-vert

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