Bonifácio será o relator da denúncia contra Temer na CCJ

Deputados Paulo Abi-Ackel e Bonifácio Andrada no plenário da Câmara

O deputado do PSDB de Minas Gerais José Bonifácio Tamm de Andrada será o relator do processo que tramita contra Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Será, portanto, o autor do parecer favorável ou contrário à adoção da denúncia oferecida ao Supremo Tribunal Federal pelo ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que acusa o presidente da República de participar de organização criminosa e obstrução à Justiça.

Seu nome foi o escolhido pelo presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, por considerar Bonifácio “acima de questões partidárias e que fará um trabalho técnico porque tem isenção e saber jurídico para a missão”. Após os debates na Comissão, seu relatório será posto em votação e levado ao plenário da Casa para apreciação do conjunto dos parlamentares. Além de considerar a culpa ou não do presidente Temer, fará o mesmo em relação aos ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, que também são citados na denúncia de Rodrigo Janot.

É a segunda vez que o presidente Temer é alvo de denúncia de Rodrigo Janot, que deixou o cargo no dia 17 último. Na primeira, o deputado Sérgio Sveiter, do Rio, foi escolhido relator na CCJ. Porém, seu relatório que recomendava a admissão do processo pela Câmara foi rejeitado e substituído por outro, do deputado mineiro Paulo Abi-Ackel, também tucano.

Para que a denúncia contra Michel Temer seja aceita pela Câmara, é necessário que obtenha no plenário pelo menos 342 votos favoráveis. Se sim, será enviada à Suprema Corte, que o afastará pelo período de 180 dias, até que se concluam as investigações. A primeira denúncia, porém, não saiu vitoriosa. O resultado foi 263 votos contra e 227 a favor e o presidente ficou livre das acusações de Janot.

O deputado Bonifácio é filho e tetraneto de personagens tradicionais da história do Brasil, tanto na República quanto no Império. Seu pai, Zezinho, foi presidente da Câmara e líder da Arena, partido de apoio ao Palácio do Planalto, na época do regime militar. Seu tetravô, José Bonifácio de Andrada e Silva, foi ministro de Dom Pedro I, além de tutor de Dom Pedro II que, por ter exercido papel importante na Independência do Brasil, ficou conhecido como o Patriarca. Nascido em Barbacena, o atual José Bonifácio tem 87 anos, é advogado, professor universitário e jornalista.

Deixe seu comentário