2017, 24 de maio – Dia de fúria na capital do País

Cena de guerra: tropas nas ruas para conter o conflito. Foto Orlando Brito

O dia 24 de maio encheu de medo e tensão a capital do Brasil. O protesto dos participantes do movimento Ocupa Brasília – que pedia eleições diretas, bradava contra a reforma da previdência e exigia a deposição do presidente Michel Temer – terminou em denso tumulto e turbulento confronto entre os manifestantes e soldados da Polícia Militar do Distrito Federal.

O Exército na rua: soldados policiam a Esplanada dos Ministérios. Foto Orlando Brito

O conflito tomou enormes proporções, com o quebra-quebra de vários edifícios públicos da Esplanada, inclusive a invasão de alguns ministérios, principalmente o da Agricultura. Pichações, agressões, explosões e depredação. Para conter a fúria dos milhares manifestantes liderados por centrais sindicais, o Palácio do Planalto decidiu mandar à rua tropas das Forças Armadas.

Soldados e Exército montaram guarda em frente os prédios públicos. No Congresso, parlamentares da oposição e aliados do governo travaram acirrados debates. A situação de conflito, porém, se deu na grande praça que é a Esplanada dos Ministérios. Tropas militares e helicópteros da PM usaram da força para dispersar os manifestantes e pôr fim ao tumulto. Houve prisões e feridos de ambos os lados.

Deixe seu comentário