1989 – Silvio Santos candidato a presidente

Em 1989, Silvio Santos chegava a Brasília a bordo do jatinho com o qual viajaria o país em campanha para presidente. Foto Orlando Brito

A propósito da (não) candidatura de Luciano Huck à presidência da República: não é a primeira vez que um apresentador de programas na televisão tem seu nome na lista de concorrentes ao Palácio do Planalto. Em 1989, Silvio Santos chegava a Brasília para o lançamento de sua campanha para a eleição daquele ano.

O quadro de candidatos para a corrida eleitoral estava praticamente definido, com mais de vinte pretendentes. Era imprevisível o resultado das urnas, mas os principais concorrentes estavam postos: Ulysses, Brizola, Lula, Covas, Aureliano, Maluf, Afif, Gabeira, Caiado, Roberto Freire e Fernando Collor, que acabou eleito, com mais de 35 milhões de votos.

Entretanto, o boato de que Silvio também queria a Presidência tornou-se realidade. E foi para ele que durante dois meses os olhos da mídia voltaram-se. Eu mesmo passei cobrir os passos de SS para a Veja, revista em que eu trabalhava naquela época. A musiquinha “Silvio Santos vem aí…” que seus fãs cantavam na abertura de seu programa na tevê até já se transformara em slogan de sua campanha.

A candidatura de Silvio, porém, acabou impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os juízes viram irregularidades em seu registro junto ao Partido Municipalista Brasileiro.

Agora, Luciano Huck nem chegou a fechar sua candidatura com um partido. Desistiu de trocar o trabalho como artista pela atuação na política. Não se sabe, porém, se a decisão é definitiva.

Orlando Brito

Deixe seu comentário