Amoêdo é quem mais cresce no Facebook em agosto e tem a maior eficiência no Twitter

Por Maria Luiza Abbott e Marcelo Stoppa

O aumento de 86,4% de reações e curtidas nas postagens de João Amoêdo (Partido Novo) no Facebook tornou o candidato do Partido Novo líder de engajamento dentre os candidatos à presidência, superando mesmo aqueles com número maior de seguidores, como o ex-presidente Lula ou o deputado Jair Bolsonaro, segundo indicam os dados da pesquisa da AJA Solutions.

Gráfico: Aja Solutions e Alfinimapa.

Enquanto isso, no Twitter, o número de seguidores de seu vice, Christian Lohbauer, triplicou durante o mês de agosto. Ciro Gomes (PDT) está em segundo lugar no aumento de engajamento no Facebook (+80,65%), seguido por Jair Bolsonaro (+67,90%) e Guilherme Boulos (+57,03%). A AJA vinha antecipando nos mapas de afinidade no Twitter uma migração do interesse de usuários da órbita de Bolsonaro para a de Amoêdo, e do quadrante dominado por Manuela D’Ávila-Lula-Guilherme Boulos para Ciro Gomes.

Esta movimentação indica a consolidação de novas nuvens em torno de outros candidatos na busca pelo centro.

A mudança de comportamento nas redes sociais se deve em parte à maior exposição dos candidatos em debates e sabatinas na televisão, que oferecem uma oportunidade ao eleitor de ver os candidatos e melhor avaliá-los. Nessas ocasiões, surge o fenômeno conhecido como “segunda tela”: os interessados nas eleições ao acompanhar debates na televisão usam a internet para saber mais sobre um determinado candidato ou para reagir (comentar, curtir, compartilhar). A reação nas redes pode ser positiva ou negativa.

No caso de Bolsonaro, aumentou sua visibilidade negativa nas redes sociais por ter, em sua entrevista ao Jornal Nacional, feito a falsa declaração sobre um livro infantil e ter levado uma invertida da apresentadora Renata Vasconcellos.

A grande visibilidade faz crescer a rejeição. Do lançamento da campanha em 15 de agosto ao indeferimento de sua candidatura no TSE na sexta, 27, os totais de reações e compartilhamentos da página do ex-presidente Lula no Facebook têm apontado uma tendência de queda. Na página de Fernando Haddad (PT), a tendência é para cima a partir de 25 de agosto. No Twitter, Marina Silva (Rede) apontou um ganho de 7,6 p.p. de relevância e visibilidade (R&V) na última semana de agosto e saltou do 11º lugar para a quarta posição. Seu vice Eduardo Jorge termina o mês com uma R&V de menos de 0,5% do total. A chapa Amoêdo-Christian ficou em segundo lugar no ranking de relevância e visibilidade da AJA Solution. A chapa de Alckmin-Ana Amélia tem tendência de alta, mas com menos intensidade.

Gráfico: Aja Solutions e Alfinimapa.

Haddad e Manuela têm queda durante o mês, mas bem menos abrupta que a de Bolsonaro. No caso do candidato do PSL, ocorreu uma queda 20 pontos percentuais em R&V no Twitter entre a primeira e segunda semana de agosto e de 5 pontos percentuais da segunda para a terceira semana. Sem a polêmica no Jornal Nacional, o candidato do PSL teria apresentado mais uma

Gráfico: Aja Solutions e Alfinimapa.

queda na sequência.

A redução de R&V de Bolsonaro reflete, em parte, um esvaziamento das ações coordenadas que vinham impulsionando artificialmente o perfil dele em agosto. Esse esvaziamento é resultado parcial da ação de limpeza de perfis falsos e com comportamento semelhante a robots iniciada pelo Twitter em todo mundo. Nesta semana, a pesquisa da AJA analisou 2.699.101 interações entre 1.234.783 usuários no ecossistema das eleições no Twitter.

Os mapas de relevância e visibilidade e de influência e afinidade dos pré-candidatos revela os erros, acertos e os caminhos que podem ser feitos para ganhar relevância na rede. A versão interativa dos mapas está disponível para assinantes. Para continuar a leitura, clique aqui.

Mapeamentos da rede

Colhemos 2.699.101 interações entre 1.234.783 usuários nas redes sociais para investigar a visibilidade dos principais pré-candidatos à próxima eleição presidencial no Brasil. Em seguida, filtramos os dados descobrir onde estão interações mais relevantes para em seguida mapear o comportamento do usuário-eleitor: como interage com o conteúdo publicado pelos candidatos, o que compartilha, como se organiza e como participa nas redes sociais com suas opiniões, hashtags e memes.

Gráfico: Aja Solutions e Alfinimapa.

O resultado do nosso mapeamento, além das análises aqui apresentadas, é apresentado em forma de duas cartografias que representam visibilidade, relevância e afinidade. A primeira cartografia abaixo é feita de pontos que podem ser um tuíte, um usuário, uma imagem ou uma hashtag (veja a legenda). Já o tamanho de cada ponto é proporcional à visibilidade e à relevância que lhe é aferido. As linhas mostram os fluxos de mensagens e conexões entre usuários.

Em seguida, a segunda cartografia tem a mesma estrutura da primeira, porém com uma diferença: as cores indicam comunidades. No caso das eleições, cada cor delimita uma zona de influência de um candidato, indicando quais usuários ou mensagens estão em maior afinidade com ele.

Gráfico: Aja Solutions e Alfinimapa.

Deste modo, podemos visualizar a variação do crescimento das zonas informacionais de cada um dos candidatos e o fluxo de informações entre as diferentes esferas de influência.

Ao final de cada mês, apresentamos gráficos da performance no Facebook dos candidatos.

Esta visualização de dados possui uma versão interativa, disponível para todos os navegadores e sistemas operacionais e que permite explorar a nuvem de usuários, com todos os dados que coletamos. O acesso é gratuito para assinantes da nossa newsletter semanal. Entre em contato conosco para uma demonstração do relatório completo ou seja notificado por e-mail quando um novo relatório estiver disponível.

Deixe seu comentário