Cunha só caiu depois de Dilma. Quem será julgado primeiro: Cunha ou Lula?

Ex presidentes Lula, da República, e Cunha, da Câmara

Durante meses, uma dúvida pairou no ar. Quem teria o mandato cassado primeiro: Dilma Rousseff ou Eduardo Cunha? Dilma caiu antes; Cunha na sequência.

Por incrível que pareça, essa cronologia chegou a ser comemorada por parceiros de Eduardo Cunha. Dilma praticamente saiu de cena. Quem apostou que ser contra o seu impeachment renderia votos, colheu rejeição nas urnas.  A narrativa do golpe foi um fiasco eleitoral.

Sem foro privilegiado, Cunha passou para a jurisdição de Sérgio Moro, em Curitiba, e a de outros juízes em variados inquéritos. Nessa quinta-feira (13), Moro recebeu a ação penal em que Eduardo Cunha é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ele agora é réu em Curitiba.

Quem também já estava nessa condição Curitiba é o ex-presidente Lula. Nessa mesma quinta-feira, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, abriu mais uma ação penal contra Lula, acusado de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de influência. Nada a ver com a Lava Jato. É um dos braços do escândalo do BNDES.

Nas redes sociais e nas ruas, a questão agora é outra. Quem será julgado primeiro: Eduardo Cunha ou Lula? A previsão entre investigadores é que os processos contra ambos vão de vento em popa. A conferir.

 

Deixe seu comentário