Proposta: candidato condenado pode ser Presidente

Parece mentira, mas é verdade. O deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo, relator da Comissão de Reforma Política da Câmara, quer mudar o código eleitoral de maneira a não permitir a prisão de candidatos a presidente da República até oito meses antes da eleição.

A proposta do deputado Vicente cria a “habilitação prévia de candidatura”, que muita gente está chamando de “Emenda Lula”.  Visa beneficiar aqueles postulantes ao Palácio do Planalto condenados pela Justiça. Por exemplo, o ex-presidente Luís Inácio da Silva, que foi sentenciado na semana passada a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro, por corrupção, caso sua pena for confirmada pelo tribunal de segunda instância.

O deputado Vicente Cândido considera que sua proposta não tem o objetivo de proteger um ou outro candidatos. Segundo ele, é maneira de, diante do momento turbulento que vive o Brasil, oferecer “uma arma contra a judicialização da política”.

Para ter validade, porém, a proposta do ilustre deputado necessita ser aprovada pelo Congresso. A reforma política, da qual Vicente Cândido é relator, entra em pauta assim que terminar o recesso parlamentar, ou seja, em agosto.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR
Artigo anteriorFotografia é História – João Amazonas
Próximo artigoUma vez Flamengo, sempre Flamengo
Orlando Brito
Um dos mais conhecidos e premiados fotógrafos do país, Orlando Brito nasceu em Minas e chegou a Brasília ainda menino, no início de sua construção, em 1956. Fez viagens por mais de 60 países, em coberturas presidenciais, papais e esportivas, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Tem seis livros publicados e quatro outros no prelo. Recebeu vários prêmios, entre eles o Press Photo do Museu Van Gogh. de Amsterdã. Onze vezes Prêmio Abril de Fotografia. Bolsa da Fundação Vitae, de São Paulo, em 1991. Várias exposições individuais e obras no acervo de diversos museus do mundo.