Palácio do Itamaraty abre exposição para mostrar o melhor da arte histórica

Palácio Itamaraty. Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE

Agora você poderá ver de perto obras raras do acervo do Itamaraty, em Brasília. São em torno de 100 peças que fazem parte da exposição “Desenhando para um Palácio”, composta por esculturas, pinturas, afrescos, fotografias, documentos históricos, luminárias, tapeçaria e mobiliário do Ministério das Relações Exteriores, desde o século XVIII até hoje.
Em vários ambientes do belo palácio desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer estão destaques da arte brasileira.

“Meteoro”, de Bruno Giorgi, no Palácio do Itamaraty. Foto: Gustavo Ferreira/AIG-MRE

Do lado externo do ministério, no espelho d’água, vê-se a escultura futurista “Meteoro”, de Bruno Giorgi. No interior, nos três andares do Itamaraty, estão outras obras. Por exemplo, o histórico quadro intitulado “A coroação de Dom Pedro I”, de Jean-Baptiste Debret. Há ainda duas pinturas de Cândido Portinari, “Gaúchos” e “Jangadeiros”. Bem próximo, está uma réplica, em tamanho reduzido, do quadro “Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, cujo original está no Museu Ipiranga, em São Paulo. E ainda, a mesa de jacarandá, sobre a qual a princesa Isabel assinou a Lei Áurea.

Jardins de Burle Max e esculturas de Alfredo Ceschitti. Foto: Themis Salem

Há ainda afrescos importantes, como o “O sonho de Dom Bosco”, de Alfredo Volpi, e a escultura em bronze “As Gêmeas”, de Alfredo Ceschiatti. E também os salões onde os presidentes e chanceleres brasileiros recebem mandatários de outros países que visitam Brasília, decorados com tapeçarias de raras, além dos jardins do paisagista Roberto Burle Marx. No subsolo, você poderá conhecer o auditório onde são realizadas grandes conferências e assinados importantes acordos internacionais entre chefes-de-Estado.

Auditório Vladimir Murtinho. Foto: Daniella Duarte

A exposição “Desenhando um Palácio”, aberta nesse fim de semana, ficará à disposição dos visitantes até o próximo dia 27 de maio. O acesso é gratuito e a visita acompanhada por guias especializados em arte dura cinquenta minutos, em todos dos dias da semana, das nove da manhã às cinco da tarde. Se você preferir, pode agendar seu passeio pelo telefone 61 2030-8051, ou pelo e-mail visita@itamaraty.gov.br.

Mas atenção, os organizadores da exposição lembram que não é permitido nos dias úteis o acesso de visitantes trajando bermudas, regatas, shorts, minissaias, minivestidos, chinelos.

Sala Brasília, para recepção a personalidades estrangeiras. Foto: Themis Salem
“Ponto de encontro” no Hall de entrada. Foto: Themis Salem
Tapeçarias raras e quadros de Portinari. Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE
Terraço no 3° piso. Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE
O imponente quadro de Debret, (A coroação de Dom Pedro I). Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE
Treliça de Athos Bulcão – Sala de Tratados. Foto: Marcos Vinícius Bessa/AIG-MRE
Passagem do Anexo I para o Anexo II. Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE
Deixe seu comentário